APRENDER INGLÊS

SPEAKING (DISCUSSÕES/CONVERSAÇÃO)

ESL Discussions estrelaestrelaestrelaestrelaestrela
http://www.esldiscussions.com/

Mais de 660 tópicos de discussão, com cerca de 13 mil questões sobre temas da atualidade, propostos para estimular conversas entre estudantes de inglês. Além de desenvolver habilidades na fala, esses exercícios têm por objetivo melhorar a pronúncia e a comunicação.

English Daily estrelaestrelaestrelaestrelaestrela
http://www.englishdaily626.com/conversation.php 

Esse site apresenta vários exemplos de diálogos e conversas, em que aparecem expressões como “point-blank”, “it’s a piece of cake”, “rub me the wrong way” e “Cream of the crop”. Aqui você confere a explicação para o uso e o significado dessas expressões  na comunicação oral.

ESL Point estrelaestrelaestrelaestrelaestrela
http://www.eslpoint.com/

Vários recursos on-line para ajudar a aumentar a fluência em inglês. São exemplos de enunciados sobre assuntos diversos, quizzes e diálogos, tudo dividido por nível de aprendizagem.

English at home estrelaestrelaestrelaestrelaestrela
http://www.english-at-home.com/speaking/

Lista de frases úteis e dicas de como falar sobre assuntos variados (cumprimentar pessoas, fazer pedidos, sugestões, dar uma opinião, fazer convites, pedidos, reclamações, planos para o futuro etc.).

English Speaking Online estrelaestrelaestrelaestrelaestrela
http://www.englishspeakingonline.com/ 

Exercícios, com áudio de falantes nativos, para praticar e aprimorar a pronúncia e a fluência em inglês.

ESL Fast estrelaestrelaestrelaestrelaestrela
http://www.eslfast.com/robot/

Mais de 1500 diálogos, divididos em 25 temas, para treinar habilidades de fala com o robô on-line Mike. As conversas estão disponíveis em áudio e texto, para que os estudantes possam prestar atenção não só na pronúncia do idioma, mas também na estrutura dos recursos usados na oralidade. 

Spoken Skills estrelaestrelaestrelaestrelaestrela
http://www.spokenskills.com/student-activities.cfm 

Site com várias atividades propostas para aprendizagem de pronúncia, entonação, diálogos e outros tópicos da linguagem oral. Para checar as semelhanças entre as falas do estudante e as de um nativo, o site tem um recurso de gravação de áudio.

Learn to Speak English Fluently estrelaestrelaestrelaestrelaestrela
http://www.teacherjoe.us/Speak.html 

Exercícios de pronúncia, ritmo, entonação e outros, para melhorar e desenvolver as habilidades orais em inglês. Aqui você também encontra vários diálogos com temas atuais como viagens, entrevistas de emprego, locações de imóveis, datas comemorativas e outros.

USA Learns estrelaestrelaestrelaestrelaestrela
http://www.usalearns.org

Neste site é necessário registro para ter acesso gratuito a várias lições para aprimorar seus conhecimentos em língua inglesa. Para quem quer treinar as habilidades na fala, um dos recursos do site é a possibilidade de escutar o áudio, repetir o que foi dito e conferir a sua gravação juntamente com a fala original. Assim, os estudantes podem apontar e reconhecer as diferenças de pronúncia em relação ao inglês nativo.

The Internet TESL Journal estrelaestrelaestrelaestrelaestrela
http://iteslj.org/questions/

Atividades propostas para conversação, com assuntos variados (como propaganda, saúde, comidas, indústria, tecnologia, etc.), que apresentam uma série de perguntas para serem debatidas em conversas com amigos ou em sala de aula.

Okanagan College estrelaestrelaestrelaestrelaestrela
http://international.ouc.bc.ca/pronunciation/ 

Página da Universidade de Okanagan, no Canadá, que disponibiliza vários exercícios sobre pronúncia. São vídeos, áudios com diálogos, estudo de pares mínimos, ditados para praticar a diferença entre os fonemas, trava-línguas e temas para conversação em inglês.

CNN Student News estrelaestrelaestrelaestrelaestrela
http://edition.cnn.com/studentnews/ 

Nessa página do programa CNN Student News, além de assistir e escutar as notícias, você também tem acesso à transcrição diária de todas as matérias. Para refletir sobre as notícias, são indicadas tarefas de discussão e debate, para que os estudantes possam praticar conversação e pronúncia.

Rachel’s English estrelaestrelaestrelaestrela
http://www.rachelsenglish.com/exercises

Para ajudar os estudantes a entender melhor os sons, esse site propõe uma série de atividades de imitação e outros exercícios de oralidade. A proposta visa à prática da conversação e aprendizagem da acentuação na pronúncia.

Karen’s Linguistiques Issues estrelaestrelaestrelaestrela
http://www3.telus.net/linguisticsissues/ReducedForms.html

Confira aqui uma lista com as mais populares formas reduzidas de palavras em inglês como “bet you – betcha”, “give me – gimme” e “wanto to – wanna”.  

 

FONÉTICA

Phonetics: The Sounds of American English estrelaestrelaestrelaestrelaestrela
http://www.uiowa.edu/~acadtech/phonetics/english/frameset.html 

Recurso do Site da Universidade de Iowa dedicado à fonologia. Aqui, o estudante tem acesso a toda a estrutura da fonética americana, com a representação dos símbolos fonéticos, o som de cada vogal e consoante (com a descrição de como o som é produzido), além de animações e vídeos explicando os movimentos articulatórios da boca e da língua enquanto pronunciam as palavras.

Antimoon.com estrelaestrelaestrelaestrelaestrela
http://www.antimoon.com/how/pronunctransdemo.htm

Aprenda como ler e escrever as transcrições fonéticas do inglês com a ajuda desse site. Basta escutar as palavras, ler as transcrições e entender como usar os símbolos que encontramos nos dicionários para saber como pronunciar as palavras.

Paul Meier Dialect Services estrelaestrelaestrelaestrelaestrela
http://www.paulmeier.com/ipa/diphthongs.html 

Nessa demonstração é possível ver como funcionam os ditongos e tritongos do inglês americano e britânico. A partir de um quadro da IPA (International Phonetic Association), é possível conhecer a posição em que é produzido cada um dos sons vocálicos.

Ted Power – English Language Learning and Teaching estrelaestrelaestrelaestrelaestrela
http://www.btinternet.com/~ted.power/phonetics.htm 

Nesse espaço, podemosencontrar vários exercícios sobre pronúncia da língua inglesa. São tratados tópicos sobre ritmo e entonação no discurso, sons vocálicos e consonantais no inglês, transcrição fonética de produções orais, agrupamento de consoantes e muito mais.

UCL – Speech, Hearing & Phonetic Sciences estrelaestrelaestrelaestrelaestrela
http://www.phon.ucl.ac.uk/resource/tutorials.html#phon

No site da UCL (University College London) encontra-se um espaço dedicado aos estudos da linguagem. Na seção Web Tutorials tem-se acesso a uma lista de materiais instrucionais sobre o conceito de voz, estruturas da articulação, práticas de entonação, exercícios de transcrição fonética e outros tópicos de linguística.

Fonetiks.org estrelaestrelaestrelaestrela
http://fonetiks.org/

Guias de pronúncia on-line gratuitos em nove variedades de língua inglesa (inglês canadense, americano, britânico, australiano, sul-africano, etc). São exemplos em áudio de sons pronunciados por mais de 40 falantes nativos.

 

FALAR EM PÚBLICO

Effective Public Speaking Skills estrelaestrelaestrelaestrelaestrela
http://www.effective-public-speaking.com/

Esse site oferece ótimas dicas de como preparar uma boa apresentação. São várias lições explicativas gratuitas e com quizzes sobre comunicação oral.

Learn English with Teacher Joe estrelaestrelaestrelaestrelaestrela
http://www.teacherjoe.us/PublicSpeakingArticles.html

Coleção de artigos e atividades sobre como falar em público. Nesse endereço, o “Teacher Joe” ensina os principais passos para se sair bem em palestras e apresentações. Ele dá dicas que vão da preparação do discurso às técnicas para se tornar um falante avançado.      

Art of Speaking in Public estrelaestrelaestrela
http://www.angelfire.com/ab/speakers/main.htm

Dicas rápidas e importantes para tornar sua comunicação oral mais clara e eficiente.    

 

PRONÚNCIA

English at home estrelaestrelaestrelaestrelaestrela
http://www.english-at-home.com/pronunciation/ 

Esse link oferece dicas importantes de como usar a acentuação, a entonação e outros recursos da fala para melhorar a pronúncia em inglês.

Merriam-Webster’s Learner’s Dictionary estrelaestrelaestrelaestrelaestrela
http://www.learners-dictionary.com/pronex/pronex.htm 

O site oferece exercícios para a prática da pronúncia. São atividades, com áudio, que têm como foco a diferenciação de sons como v e f, p e b, r e l, ch e sh, acentuação de sílabas, homônimos entre outros aspectos da fala.

The Speech Accent Archive estrelaestrelaestrelaestrelaestrela
http://accent.gmu.edu/index.php 

Esse site apresenta um grande conjunto de amostras de fala em variados contextos linguísticos. O estudante pode escutar e ler as transcrições fonética e textual dos trechos, além de obter informações sobre o falante para contextualização. É um material interessante para ser usado na comparação e análise de pronúncias e sotaques dos falantes da língua inglesa. 

Many Things estrelaestrelaestrelaestrelaestrela
http://www.manythings.org/lar/

Para treinar a fala em língua inglesa, essa página disponibiliza exercícios diários de escuta e repetição de frases, que permitem melhorar a aprendizagem de entonação, ritmo e pronúncia.

Inogolo estrelaestrelaestrelaestrelaestrela
http://inogolo.com/ 

Lista de nomes variados com a pronúncia em áudio e em transcrição fonética. É possível consultar por nome ou por tema (religião, artista, escritor, lugares natureza, etc).

Rachel’s English - sounds estrelaestrelaestrelaestrelaestrela
http://www.rachelsenglish.com/sounds 

Vídeos sobre o funcionamento da articulação na pronúncia dos fonemas. São explicações detalhadas sobre a produção dos sons e dos movimentos que fazemos com a boca e a língua ao pronunciar vogais consoantes e outras estruturas da linguagem oral.

Rachel’s English - pronunciation estrelaestrelaestrelaestrelaestrela
http://www.soundsofenglish.org/pronunciation/index.htm

Conteúdo teórico sobre pronúncia do inglês, acentuação da fala, entonação e outros temas de linguagem oral. Aqui você também encontra vários exercícios para treinar conversação e pronúncia.

BBC Skillswise estrelaestrelaestrelaestrelaestrela
http://www.bbc.co.uk/skillswise/words/spelling/ 

Entenda o que são as “silent letters”, os “homophones” e outros conceitos relacionados à fala da língua inglesa. Aqui você encontra não só a teoria, mas também vários exercícios, além de jogos e quizzes, para aprimorar suas habilidades de pronúncia e oralidade em inglês.    

BBC Schools estrelaestrelaestrelaestrelaestrela
http://www.bbc.co.uk/schools/wordsandpictures/index.shtml 

Escute e repita poemas em inglês com a ajuda desse site. São vários exercícios ilustrados, além de jogos e quizzes, que tratam do som das vogais e consoantes, para aprimorar suas habilidades no inglês oral.      

American Accent - Liasons estrelaestrelaestrelaestrela
http://www.americanaccent.com/liaisons.html 

Artigo explicativo sobre ligações e conexões entre palavras no inglês falado. Entenda como aplicar esses recursos em combinações de vogal + vogal, vogal + consoante, consoante + consoante e outros sons.

Aru John’s Utilities estrelaestrelaestrelaestrela
http://aruljohn.com/voice.pl 

Nesse site você encontra um recurso interessante para escutar a pronúncia de palavras em inglês. Ao se digitar o verbete cuja pronúncia queremos descobrir, ouvimos a palavra escolhida em inglês americano.

American Accent - Intonation estrelaestrelaestrelaestrela
http://www.americanaccent.com/intonation.html 

Nessa página podemos conhecer os principais aspectos da entonação, a importância dela para o desenvolvimento da fala em inglês e dicas importantes de como colocar essa habilidade em prática no dia a dia. 

 

CONVERSAÇÃO EM SALA DE AULA   

Oral English Activities Resources for Teachers estrelaestrelaestrelaestrelaestrela
http://www.waze.net/oea/index.php 

O site oferece ideias de exercícios para praticar conversação do inglês em sala de aula. Aqui, alunos e professores vão encontrar dicas de atividades, separadas por temas (como comidas, carros, trabalho e negócios, entre outros) e com instrução completa de como aplicá-las em classe.    

Many Things estrelaestrelaestrelaestrelaestrela
http://www.manythings.org/pp/

Jogos e áudios para a prática da pronúncia do inglês. São várias lições de pares mínimos, escuta e repetição, entre outros, todos acompanhados de quizzes que facilitam o entendimento na diferenciação das palavras

Squidoo estrelaestrelaestrelaestrelaestrela
http://www.squidoo.com/speaking-activities-for-esl

Uma das propostas dessa página é ajudar professores e estudantes a praticar diálogos dentro de sala. O link disponibiliza ideias de exercícios e planos de aula para treinar a comunicação oral e a fluência no idioma.

 

REDES SOCIAIS        

Live Mocha estrelaestrelaestrelaestrelaestrela
http://www.livemocha.com/

Comunidade on-line que integra comunicação e aprendizado de idiomas. A inscrição é gratuita e é possíel escolher a língua que quer aprender e participar de ambientes interativos com falantes nativos e outros estudantes. É um processo colaborativo de aprendizagem, onde as pessoas estudam por módulos, em nível crescente de dificuldade, usando como apoio o conhecimento de outros usuários da rede social.   

Shared Talk estrelaestrelaestrelaestrelaestrela
http://www.sharedtalk.com/

Nessa comunidade on-line a proposta é o intercâmbio linguístico e a aprendizagem de idiomas. Os outros usuários compartilham seus conhecimentos de língua nativa com as pessoas da rede. Basta se cadastrar gratuitamente para ter acesso a vários recursos, como salas de bate-papo e mensagens instantâneas, que permitirão aos usuários um contato mais próximo com as outras linguagens. Aprendizagem constante de pronúncia, vocabulário, gírias e cultura.      

XLingo estrelaestrelaestrelaestrelaestrela
http://www.languageexchange.org/

Rede social para incentivo e troca de conhecimentos de idiomas. O site oferece cursos gratuitos de línguas e participação em fóruns, salas de chat,blog. Ao se cadastrar, cria-se um perfil que define que tipo de estudos o usuário pretende fazer. A partir daí, uma ferramenta da rede social se encarrega de sugerir outros usuários com as mesmas características do aprendiz, fomentando o compartilhamento de informações.

Lingofriends estrelaestrelaestrelaestrelaestrela
http://www.lingofriends.com/

Com uma proposta um pouco diferente das demais redes, a Lingofriends não disponibiliza matérias sobre uma disciplina específica como, por exemplo, o inglês. Ao se cadastrar na rede, procura-se por usuários que possam auxiliar no processo de aprendizagem. A comunicação acontece por sistemas semelhantes a e-mails, mas é uma opção de interação para aprimorar conhecimentos em idiomas.    

Lingo Match estrelaestrelaestrelaestrelaestrela
http://www.lingomatch.com

Ponto de encontro entre estudantes de um mesmo idioma. Da mesma forma que em outras redes sociais, aqui é necessário fazer o cadastro e compartilhar conhecimento com outros estudantes de línguas diversas.    

 

TRAVA-LÍNGUAS

Ueber setzung estrelaestrelaestrelaestrelaestrela
http://www.uebersetzung.at/twister/en.htm

Coleção de mais de 400 sentenças trava-línguas em inglês.

Thinks.com estrelaestrelaestrelaestrelaestrela
http://thinks.com/words/tonguetwisters.htm 

São frases engraçadas de trava-línguas para auxiliar estudantes a entender um pouco sobre alguns problemas da fala.

ESL Mania estrelaestrelaestrelaestrelaestrela
http://www.eslmania.com/students/accent_reduction/Tongue_twister_with_audio.htm

Vários trava-línguas em inglês para escuta e repetição.

ESL Resource estrelaestrelaestrelaestrela
http://www.esl-resources.com/tonguetwisters/01.htm 

Seleção de trava-línguas ilustrados para praticar pronúncia do inglês.

 

BLOGS  

John Maidment’s Blog estrelaestrelaestrelaestrelaestrela
http://blogjam.name/ 

Blog dedicado aos estudos de palavras. Aborda temas de fonética e linguagem em textos interessantes e de fácil leitura. Além de conteúdo sobre aspectos fonológicos e gramaticais, o autor também publica curiosidades, sempre mostrando foneticamente como se pronunciam as palavras citadas no texto. 

John Wells’s Phonetic Blog estrelaestrelaestrelaestrelaestrela
http://www.phonetic-blog.blogspot.com/ 

Blog dedicado a pesquisas sobre fonética. São vários textos que tratam da produção do som, transcrição fonética, sistemas vocais e pronúncia.

The Eggcorn Database estrelaestrelaestrelaestrelaestrela
http://eggcorns.lascribe.net/

Blog desenvolvido para colecionar tipos não usuais de pronúncia em inglês, os chamados eggcorns. Esse termo é usado na linguística para denominar algumas substituições idiossincráticas de palavras ou frases por outras palavras que apresentam ou similar ou idêntico no dialeto do falante.

Kraut’s English Phonetic Blog estrelaestrelaestrelaestrelaestrela
http://matters-phonetic.blogspot.com/

Nesse blog, o pesquisador Kraut aborda assuntos relacionados à pronúncia do inglês. Ele posta suas observações acerca da fala, dos aspectos fonéticos e outros temas da produção oral.   

Improving English Spelling estrelaestrelaestrelaestrelaestrela
http://improvingenglishspelling.blogspot.com/ 

Nesse espaço, a pesquisadora Masha Bell disponibiliza suas investigações sobre as inconsistências na fala do inglês e as dificuldades que isso implica na aprendizagem e no ensino do idioma. O objetivo do blog é advertir os leitores quanto aos problemas causados pelas irregularidades na pronúncia do Inglês.  

 

FERRAMENTAS GRATUITAS

Phonemic Typewriter estrelaestrelaestrelaestrelaestrela
http://davidbrett.uniss.it/phonemicTypewriter/phonemicTypewriter.html

Essa ferramenta consiste em um teclado (em Flash) com representações fonêmicas que permite ao usuário escrever os símbolos das transcrições fonéticas e usá-los em programas como o Microsoft Word, por exemplo. 

SFS/WASP estrelaestrelaestrelaestrelaestrela
http://www.phon.ucl.ac.uk/resource/sfs/wasp.htm

Ferramenta gratuita para análise da fala. Com ele é possível gravar, mostrar e analisar discursos orais. O programa exibe espectrogramas e faixas de frequência para auxiliar nas pesquisas sobre oralidade.

Pure Voice estrelaestrelaestrelaestrelaestrela
http://www.qualcomm.com/products_services/mobile_content_services/voice/purevoice.html

Software gratuito que possibilita gravação de arquivos de áudio extremamente compactos para serem enviados por e-mail. Você grava sua fala e anexa à mensagem de e-mail. Para que o destinatário possa ouvir o arquivo, ele precisa ter o Pure Voice instalado também.

Audacity estrelaestrelaestrelaestrela
http://audacity.sourceforge.net/

Programa livre e gratuito, de código fonte aberto, para edição digital. Com essa ferramenta é possível fazer e editar gravações de áudio para serem usadas em atividades de pronúncia.      

 

DICIONÁRIOS

Speech Internet Dictionary estrelaestrelaestrelaestrelaestrela
http://www.phon.ucl.ac.uk/resource/sfs/wasp.htm 

Excelente dicionário de definições de termos técnicos usados em fonética, fonologia, ciências da fala e da escuta e outras disciplinas da área. Para certos termos há também, além da explicação, exemplos, ilustrações, referências e áudio, para facilitar a compreensão dos significados.  

Speech Internet Dictionary estrelaestrelaestrelaestrelaestrela
http://www.cambridge.org/servlet/file/EPP_PED_Glossary.pdf?ITEM_ENT_ID=2491706&ITEM_VERSION=1&COLLSPEC_ENT_ID=7

Pequena enciclopédia do autor Peter Roach, que apresenta um glossário com termos de fonética e fonologia. Todas as palavras vêm acompanhadas de exemplos para que os leitores possam entender a aplicação dos conceitos apresentados.   

Forvo estrelaestrelaestrelaestrelaestrela
http://www.forvo.com

O Forvo é considerado o maior dicionário de pronúncia do mundo. É uma ferramenta colaborativa, em que as pessoas disponibilizam gravações com as palavras de seu idioma nativo. Se você quer saber como pronunciar uma expressão,  procure por ela no Forvo e um falante nativo vai te ajudar a falar corretamente o que você precisa.